sábado, 30 de agosto de 2014

O derby de Lisboa

| Carolina Neto



No próximo domingo, joga-se, no Estádio da Luz, o primeiro derby da época 2014-2015. E logo na terceira jornada. A emoção de um Benfica x Sporting no início do campeonato, e onde ainda é impossível fazer previsões sobre como será esta época, ou sobre quem será o vencedor. E sim, isto é um derby. Não mais do que um jogo entre duas equipas de futebol da mesma cidade, mas ironia das ironias é um clássico do futebol português.

Um clássico lisboeta, e também de Portugal, que teve o seu primeiro episódio em 1907. As primeiras páginas da rivalidade entre Benfica e Sporting começaram a ser escritas nesse ano. Sobre a luta entre estes dois clubes há muito para contar, histórias que os jornais mais antigos nos contam e que hoje em dia fazem parte da história e da identidade destes dois clubes. Os maiores de Lisboa, e dois dos três grandes de Portugal.


Foram 80 jogos os realizados no Estádio da Luz, e é disso que falamos, já que este primeiro derby lisboeta se realiza em casa do Benfica. E aí, no palco a que muitos chamam de Catedral, o Benfica leva vantagem. Soma, até ao momento, 45 triunfos enquanto o Sporting regista 14 vitórias. E ao longo destes 80 jogos realizados no Estádio da Luz registaram-se 21 empates.

Tanto numa história passada, como recente, o Benfica domina os confrontos com o Sporting em sua casa. Também nos últimos dez anos, falando numa história bastante recente porque certamente ainda estará na memória de muitos, o clube encarnado venceu 7 dos 14 jogos realizados entre os dois maiores clubes de Lisboa.

Podemos, então, concluir que o Benfica terá uma ligeira vantagem se olharmos apenas para os números e para as estatísticas do passado e do presente. Mas será que elas valem assim tanto? Ou será que todos estes encontros se definam por detalhes que acontecem dentro das quatro linhas? Não serão esses pormenores de técnica, motivação ou até mesmo uma pequena dose de sorte que definem o resultado?

Se quisermos falar de previsões, das opiniões dos adeptos sobre o resultado, o Benfica ganha neste jogo de apostas. Talvez por ser o campeão em título, talvez porque está em melhor posição na tabela classificativa. Ou porque o Sporting já não ganha no palco da luz desde 2006. Ou também tendo em conta esse historial de vitórias em casa contra o adversário mais directo.

A verdade é que por muitas análises que se faça, ou por muita fé que se tenha, o resultado esse só se saberá no domingo após o apito final do árbitro.

Os dados já foram lançados por Marco Silva e Jorge Jesus nas respectivas conferências de imprensa. A certeza que podemos ter é de que será, como sempre, um espectáculo do futebol. Dentro e fora das quatro linhas, porque este derby mais clássico de lisboa também é feito da rivalidade criada entre os adeptos dos dois clubes. Mas não será mesmo essa a essência do futebol? A disputa, a emoção, a adrenalina que um jogo destes provoca… Até mesmo os adeptos de outros clubes ficam colados à tv para ver o desenrolar de um jogo desta dimensão.

Porque o mais importante é viver o ambiente que o derby mais clássico de Lisboa nos proporciona. O futebol é isto mesmo. Rivalidade, disputa, triunfos, derrotas. Vivam o melhor que o futebol tem para oferecer.

Amanha, o derby mais clássico de Lisboa terá uma nova história para contar, porque não há jogos iguais.



Carolina Neto é uma estudante de jornalismo com o desporto la correr-lhe nas veias. Pode segui-la no Twitter com a conta @carolinaneto3

Sem comentários:

Enviar um comentário